Entendemos a avaliação, como sendo um ato inerente ao processo educativo com função diagnóstica e mediadora deste mesmo processo, ocorrendo de forma interativa, visando a proporcionar a melhoria das condições de aprendizagem dos alunos e não simplesmente uma forma de medir os conhecimentos assimilados pelos alunos.
A avaliação no Externato Santa Terezinha é feita através do uso de indicadores qualitativos (referem-se, em geral, a processos e situações no aprendizagem, que não são facilmente mensuráveis, mas que, mesmo assim, são perceptÃveis) e quantitativos (constituem uma medida numérica, claramente relacionada com a variável que está sendo avaliada, adotados de forma combinada).
A combinação dos indicadores quantitativos e qualitativos compõe, conjuntamente, a critério de professores e alunos, a nota de exercÃcios, provas, relatórios, projetos, pesquisas, redações, monografias, aulas práticas e outros.
No sentido geral, os indicadores são expressos em dados de medições e informações qualitativas que permitam verificar de que forma uma variável está sofrendo transformações.