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A Escola - Orienta├ž├Áes Gerais



ORIENTAÇÕES GERAIS

“Toda meta pode ser alcançada. É só não desistir”

 

1. AGENDA ESCOLAR- 2016
É canal de comunicação entre Escola e Família, registro de ausências, dados e compromissos. 
É dever do(a) aluno(a) mantê-la em perfeito estado de utilização, reservando a mesma aos assuntos escolares. O uso diário é obrigatório por parte do(a) aluno(a), cabendo aos Pais e/ou Responsáveis sua verificação diária.
Deverá ser apresentada para chegadas tardias ou saídas antecipadas do(a) aluno(a).
Outras recomendações ou alterações de datas serão feitas através de Circulares e entregues aos alunos.
2. DISCIPLINA
A escola procura ter uma disciplina séria, compreensiva e respeitosa. Serão passíveis de penalidade brigas ou discussões entre alunos, bem como o desrespeito a funcionários, professores, Coordenação e Direção.
No caso de transgressão das normas disciplinares, poderão ser tomadas as seguintes medidas: diálogo, advertência, suspensão após a análise de cada caso.
Quando por algum motivo, o(a) aluno(a) for notificado na agenda, deverá apresentá-la ao professor na aula seguinte, com a devida assinatura do responsável. 
Quando suspenso(a) por motivos de ordem disciplinar, o(a) aluno(a) perderá o direito de fazer provas ou outras atividades que porventura ocorrerem durante a suspensão, atribuindo-se nota zero a essas provas ou atividades.
O(a) aluno(a) deve preservar os materiais escolares e as instalações da escola, respondendo financeiramente pelos danos causados.
A escola não permitirá o porte e uso de objetos considerados perigosos, aparelhos sonoros, brinquedos, revistas e figurinhas. Em relação aos brinquedos, faz-se exceção para os alunos da Educação Infantil, às sextas-feiras.
É terminantemente proibido, aos alunos, o porte e uso de qualquer equipamento de comunicação durante as aulas, tais como telefone celular, pager, tablets, notebooks, etc.
A escola não se responsabiliza por extravios, furtos ou perda de objetos, assim como de dinheiro em poder dos alunos.

1. AGENDA ESCOLAR- 2016

É canal de comunicação entre Escola e Família, registro de ausências, dados e compromissos. 

É dever do(a) aluno(a) mantê-la em perfeito estado de utilização, reservando a mesma aos assuntos escolares. O uso diário é obrigatório por parte do(a) aluno(a), cabendo aos Pais e/ou Responsáveis sua verificação diária.

Deverá ser apresentada para chegadas tardias ou saídas antecipadas do(a) aluno(a).

Outras recomendações ou alterações de datas serão feitas através de Circulares e entregues aos alunos.

2. DISCIPLINA

A escola procura ter uma disciplina séria, compreensiva e respeitosa. Serão passíveis de penalidade brigas ou discussões entre alunos, bem como o desrespeito a funcionários, professores, Coordenação e Direção.

No caso de transgressão das normas disciplinares, poderão ser tomadas as seguintes medidas: diálogo, advertência, suspensão após a análise de cada caso.

Quando por algum motivo, o(a) aluno(a) for notificado na agenda, deverá apresentá-la ao professor na aula seguinte, com a devida assinatura do responsável. 

Quando suspenso(a) por motivos de ordem disciplinar, o(a) aluno(a) perderá o direito de fazer provas ou outras atividades que porventura ocorrerem durante a suspensão, atribuindo-se nota zero a essas provas ou atividades.

O(a) aluno(a) deve preservar os materiais escolares e as instalações da escola, respondendo financeiramente pelos danos causados.

A escola não permitirá o porte e uso de objetos considerados perigosos, aparelhos sonoros, brinquedos, revistas e figurinhas. Em relação aos brinquedos, faz-se exceção para os alunos da Educação Infantil, às sextas-feiras.

É terminantemente proibido, aos alunos, o porte e uso de qualquer equipamento de comunicação durante as aulas, tais como telefone celular, pager, tablets, notebooks, etc.

A escola não se responsabiliza por extravios, furtos ou perda de objetos, assim como de dinheiro em poder dos alunos.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

Não se pode divulgar, por qualquer meio de publicidade, assuntos, comentários e/ou imagens que envolvam, direta ou indiretamente, a escola, as Irmãs, os professores, os alunos e/ou os funcionários, sem conhecimento e autorização da Direção. 

Não é permitido ao(à) aluno(a) ausentar-se das aulas para telefonar, dirigir-se à Biblioteca, buscar ou realizar tarefas, fazer fotocópias sem prévia autorização.

Segundo a Lei 9760/97, de 24 de setembro, fica definitivamente proibido que alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, menores ou maiores, fumem no recinto da escola  mesmo no pátio e áreas de lazer.

3. PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS

O parecer CREF 7 nº 004/2004 recomenda às escolas da rede pública e privada que por não ser mais obrigatória a apresentação do laudo médico para a prática de atividades físicas que os pais e/ou responsáveis preencham e assinem uma ficha de avaliação médica assumindo a responsabilidade pelo cuidado e pela manutenção da saúde de seus filhos evitando, assim, eventuais problemas durante qualquer atividade física desenvolvida dentro da escola. Caso julguem ser necessária a avaliação médica de seus filhos, vocês mesmos devem providenciar o ATESTADO MÉDICO. 

A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÓ SERÁ PERMITIDA APÓS A ENTREGA DA FICHA DE AVALIAÇÃO MÉDICA E DO ATESTADO PARA AQUELES QUE JULGAREM SER NECESSÁRIO.

Para as aulas de Educação Física, não será permitido o uso de calça jeans, sandálias, tamancos, botas, chinelos, brincos, piercings, correntes, anéis e nem participar das mesmas descalço.

Durante as aulas de Educação Física, é indispensável que esses objetos sejam retirados.

4. UNIFORME 

O uso do uniforme é OBRIGATÓRIO para todos os alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Nosso uniforme é nas cores azul e branco e consta de: Bermuda feminina feita em helanca, bermuda masculina feita em tactel, camiseta manga longa, camiseta manga curta, camiseta regata feita em algodão, camiseta baby look em malha sanfonada de algodão, blusão de tactel forrado, calça feminina legging cotton, calça tactel forrada, calça capri feita em helanca, camiseta da formatura para os concluintes dos Ensinos Fundamental e Médio. 

(Todos os modelos são bordados)

Lembramos que não pode acontecer a descaracterização do uniforme. 

O aluno que for surpreendido SEM UNIFORME não poderá frequentar as aulas e será advertido.

Queremos ressaltar que o aluno, de qualquer ano/série, só poderá permanecer nas dependências da escola (em seu período de aula, em atividades extras, em aulas de reforço, aulas do intensivo ENEM ou na realização de qualquer atividade ou prova), se completamente uniformizado.

A ESCOLA ESTABELECE QUE, COM RELAÇÃO AO UNIFORME, NÃO SERÁ FEITA NENHUMA CONCESSÃO.

5. ENTRADA E SAÍDA

Faz-se necessária a pontualidade de entrada e saída dos alunos para as aulas, garantindo assim o bom andamento das atividades.

Para ausentar-se da escola antes do término das aulas será necessária uma autorização dos pais ou responsáveis escrita na agenda, ou a presença dos mesmos.

Para a prática de esportes (Educação Física), será permitida, nos recintos apropriados, somente a presença dos alunos do horário e devidamente uniformizados. Após o portão fechado, o(a) aluno(a) só terá sua entrada autorizada mediante a apresentação, na Portaria, de uma justificativa, assinada pelo responsável, na agenda.

Se, por motivos de saúde, o(a) aluno(a) precisar chegar após o horário de entrada, deverá apresentar o atestado à Coordenação, podendo imediatamente entrar na aula.

Se o atraso for por outros motivos, o(a) aluno(a) deverá justificá-lo para o(a) funcionário(a), na guarita, podendo entrar na aula seguinte ao atraso.

Após três atrasos no trimestre, o(a) aluno(a) só poderá entrar na sala de aula após conversa com os pais ou responsáveis.

Pedimos aos pais que sempre comuniquem à escola a falta do(a) filho(a). De nossa parte, comunicamos que os professores e coordenadores os informarão sempre que observarem faltas frequentes de um(a) aluno(a).

A entrada dos alunos será pela Av. Prudente de Moraes, mesmo  em período contrário para a realização de atividades extraclasse e/ou aula de Educação Física. Faz-se exceção para os alunos com horários marcados para atendimento psicopedagógico, que deverão entrar e sair pela Secretaria (Av. Barroso, 760).

Solicitamos aos senhores pais ou responsáveis não deixarem seus filhos (nossos alunos) nas proximidades da escola após o término das aulas, evitando, assim, situações constrangedoras. Atenção: Para atendimento, os pais e/ou responsáveis deverão utilizar a entrada pela Secretaria da escola (Av. Barroso, 760).

6. MATERIAL ESCOLAR, TAREFAS E TRABALHOS

É de inteira responsabilidade do(a) aluno(a) trazer o material das disciplinas do dia, assim como as tarefas ou trabalhos e pesquisas solicitadas pelos professores.

Não será permitido entregar trabalhos e materiais escolares na portaria da Escola.

É facultado aos alunos realizar estudos na Biblioteca no período oposto às aulas para a realização de trabalhos e pesquisas escolares. 

Quanto ao Laboratório de Informática, haverá horário disponível a ser fixado pela escola.

7. PROVAS

O(a) aluno(a) só poderá fazer prova no dia e horário preestabelecidos. Não será possível antecipá-la para o início do período, nem adiá-la para o final do mesmo. Havendo impossibilidade, os pais ou responsáveis deverão procurar a Coordenação para expor o motivo.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

O sistema de avaliação é adequado à necessidade de cada curso, sendo diferente em cada etapa do ensino.

No Ensino Fundamental I, todo o sistema avaliativo será amplamente explicado na primeira reunião de pais do ano letivo.

 

No Ensino Fundamental II, o sistema de avaliação consiste em:

Uma prova contínua - valor 5,0

Uma prova  específica - valor 8,0

Atividades diárias e trabalhos - valor 3,0

Simulado - valor 4,0

Total = 20 : 2, gerando uma média final igual a 10,0.

As disciplinas: Ciência e Tecnologia, Artes, Educação Física e  Cultura Religiosa, são avaliadas com atividades  continuadas.

No Ensino Médio, dada a necessidade de preparação intensa para o ENEM e para os vestibulares, os alunos serão avaliados com provas específicas de cada disciplina (previstas em calendário); exercícios avaliativos diferenciados a critério de cada professor (agendados pelo próprio docente da disciplina) e dois simulados, sendo um deles nos moldes do ENEM.

8. SEGUNDA CHAMADA  

A segunda chamada não é uma opção, mas uma oportunidade a que terá direito o aluno que apresentar motivo justo para sua ausência em primeira chamada, comprovado, por documentação que possa ser considerada idônea pela escola. Para essa prova, o aluno deverá fazer uma inscrição no(s) dia(s) estabelecido(s), com o pagamento da taxa estipulada. Não haverá isenção da taxa mesmo em casos de atrasos, viagens, doenças, internações e outros, pois a segunda chamada existe exatamente para esses casos. Nenhuma inscrição poderá ser feita no dia da prova. Não terá direito a ela o aluno que estiver com zero, em qualquer disciplina, por motivo de cola ou suspensão. Trabalhos e apresentações não serão passíveis de 2ª chamada. A escola estabelece que, com relação a essa prova não haverá concessões e que a mesma ocorrerá em uma única data, agendada em calendário para todos os alunos que dela necessitarem.

9. AULAS DE REFORÇO 

Em cada trimestre, antes das provas trimestrais, será agendado, através da coordenação, um período para aulas de reforço, para todo aluno convocado pelo professor responsável da disciplina.

ATENÇÃO: A convocação do professor deverá ser assinada pelos pais ou responsável.

O não comparecimento nessas aulas acarretará prejuízo ao aluno e o mesmo será advertido pela coordenação pedagógica. A advertência deverá ser assinada pelos pais ou responsável.

10. SIMULADOS

O simulado faz parte da nossa avaliação e é realizado  por todos os alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

11. RECUPERAÇÃO

No Ensino Fundamental II, o processo de Recuperação de conteúdos acontece na primeira semana, após cada trimestre, com todos os professores ministrando atividades de revisão, seguidas de uma atividade avaliativa, para alunos de aproveitamento insuficiente, ou seja, que não atingiram média 6,0 (seis). Essas atividades são dadas no período de aula, para todos os alunos e as alterações de notas ocorrem somente para os  alunos  que estavam  abaixo da média e obtiveram bom aproveitamento nas atividades aplicadas.

No caso do Ensino Médio, há a aplicação de uma atividade que contribui para o aumento da nota final do aluno, dependendo de seu desempenho na mesma. A revisão de conteúdos é feita com todos os alunos, a fim de promover a fixação dos conteúdos ministrados. Não haverá 2ª chamada para essa recuperação, qualquer que seja o motivo da falta.

O aluno que, após o terceiro trimestre, não tiver atingido média em qualquer disciplina, será submetido ao Exame, devendo alcançar média igual ou superior a 6,0 (seis).

Caso o aluno não atinja a média, poderá participar da  Recuperação Intensiva em, no máximo, 4 (quatro)  disciplinas,  devendo obter média 5,0 (cinco) para aprovação.

12. ORGANIZAÇÃO DE TURMAS

A formação de classes é da competência exclusiva da Direção e da Coordenação Pedagógica, cabendo-lhes também a decisão sobre a conveniência ou não da troca de alunos para outra turma mediante conversa com os pais e/ou responsáveis.

Ao serem organizadas, procura-se formá-las o mais pedagogicamente possível. Por isso, pede-se aos pais e alunos que, salvo motivos realmente imperiosos, não solicitem transferências de turma.

13. ENTREGA DE BOLETINS

Trimestralmente, são realizadas reuniões entre pais e/ou responsáveis e escola, onde são entregues os boletins dos alunos. Na oportunidade, os pais e/ou responsáveis recebem informações sobre a vida escolar do(a) filho(a) e demais orientações pertinentes à ocasião. 

14. REUNIÕES

Além das reuniões marcadas no calendário, a escola poderá chamar os pais em outras ocasiões, caso julgue necessário.

O responsável que desejar conversar com Professores, Coordenadores ou Direção para dirimir dúvidas de caráter pedagógico, deverá marcar através da agenda ou por telefone.

É importante ressaltar que, dado ao horário de trabalho, os Professores, a Coordenação e a Direção só poderão atender aos compromissos marcados. 

15. OBJETOS E OUTROS

A escola não se responsabiliza por extravios, furtos ou perda de objetos, assim como de dinheiro em poder dos alunos.

Todos os alunos devem marcar seus agasalhos e colocar nome no material escolar para facilitar a devolução em caso de perda. 

Pedimos também que não tragam objetos valiosos nem dinheiro, além do necessário.

Quanto às bicicletas ressaltamos que a escola não se responsabilizará por qualquer dano que venha ocorrer. Aconselhamos aos alunos que deixem suas bicicletas devidamente trancadas com cadeados, no local reservado para as mesmas.

16. ATENDIMENTO 

Biblioteca: de 2ª à 6ª feira - das 7h às 11h e das 13h às 17h48 

Secretaria: de 2ª à 6ª feira - das 7h às 17h

Tesouraria: de 2ª à 6ª feira - das 7h às 16h

Diretoria: de 2ª à 6ª feira - das 8h às 16h com agendamento de horário tanto para alunos como para pais ou responsáveis

Coordenação Pedagógica: de 2ª à 6ª feira com agendamento de horários tanto para alunos como para pais ou responsáveis.

 

Psicopedagógico: de 2ª à 6ª feira com agendamento de horários. 

os encaminhamentos dos alunos serão realizados por professores e coordenação)

17. PAGAMENTOS

As parcelas deverão ser quitadas na data certa a fim de evitar contratempos e para que a escola possa saldar, sem atrasos, os seus compromissos. 

O responsável financeiro que não comunicar por escrito à Secretaria a desistência do curso, ficará obrigado ao pagamento integral das prestações mensais da anuidade. Surgindo qualquer problema, pedimos que se comuniquem, a tempo, com a escola. 

18. CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

O último prazo será o dia 31 de outubro. Após essa data, a semestralidade deverá ser quitada integralmente.

19. PEDIDOS DE DOCUMENTOS

Pedidos de declarações, atestados ou documentos simples devem ser feitos com pelo menos três dias úteis de antecedência; históricos e transferências, com 15 dias úteis, na Secretaria da escola.

20. ENDEREÇOS

A escola não pode fornecer a ninguém telefones ou endereços de alunos, pais, professores ou funcionários ou qualquer informação a respeito dos mesmos sem autorização.

Solicita-se aos pais, professores e funcionários que informem à Secretaria a mudança de endereço ou telefone, para a atualização de dados.

21. MEDICAÇÃO

A escola não possui autorização para ministrar medicamentos de qualquer espécie. O aluno que necessitar de algum remédio, deverá trazê-lo de casa.

22. HORÁRIO ESCOLAR

Educação Infantil: das 7h10 às 11h40 / das 13h às 17h30.

Fundamental I (do 1º ao 5º ano): das 7h10 às 11h40 / das 13h às 17h30. 

Fundamental II (do 6º ao 9º ano):  das 7h às 12h30 / das 12h50 às 18h10.

 

Ensino Médio: 

1º e 2º ano - Carga horária de 33 aulas semanais: 

Segunda-feira: das 7h às 13h20 

Terça-feira: das 7h às 12h30

Quarta-feira: das 7h às 13h20

Quinta-feira: das 7h às 13h20

Sexta-feira: das 7h às 12h30

3º ano - Carga horária de 37 aulas semanais:

Segunda-feira: das 7h às 14h10

Terça-feira: das 7h às 13h20

Quarta-feira: das 7h às 14h10

Quinta-feira: das 7h às 13h20

Sexta-feira: das 7h às 13h20

 

FORMATURA

A escola é responsável pela Solenidade de Colação de Grau e pela organização da Celebração Eucarística. Outras formas de comemoração são de responsabilidade das famílias e empresas contratadas. 

IMPORTANTE: A escola não promove, em nenhuma época do ano, viagem de Formatura para os alunos concluintes como também nenhum funcionário, professor ou coordenador da escola acompanhará grupo de alunos nesse tipo de evento.

23. TRANSPORTE ESCOLAR

O Externato Santa Terezinha não tem nenhum vínculo, tampouco responsabilidade com empresas de transporte escolar. Qualquer questão referente a esse assunto deverá ser tratada entre os pais e as empresas interessadas.

 

Começar um novo ano é sempre um desafio, mas é muito bom saber que temos você para, juntos, fazermos de 2016, um ótimo ano.

 

 

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