Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017

 

Pesquisa:

 

 

Áreas do site

  • Aquele que crê em mim nunca estará sozinho
  • St Flora e St Maria/Sto André Dung-Lac/Sto Inácio Delgado/S.Colmano/S. Crisógono/S. João da Cruz/S. Porciano

Mais Notícias

Notícias

90 anos de História
Segunda-feira, 19 de Maro de 2012 -

Foto:.

Nossa história começa na Áustria com Antonia (Madre Francisca Lampel), Amália e Philipina, em 29 de setembro de 1843, onde cuidavam da educação feminina. A congregação foi crescendo e se desenvolvendo com as bênçãos de Deus...

Algum tempo depois, em março de 1921, nossas irmãs são convidadas pelo Pe. Estevão a vir trabalhar em terras brasileiras. Logo em seguida recebem uma carta da filha dos Barões de Resende, D. Lydia Sophia de Souza Rezende, que gostaria de introduzir no Brasil os métodos das escolas de economia doméstica e agrícola, que tinha visto na Bélgica e Suíça. Prometendo oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento deste novo trabalho em Piracicaba- SP.

Em fevereiro de 1922, MADRE JOANA BATISTA MINKS, 66 anos, rica em anos e no ideal missionário, com mais 5 companheiras, viajam para o Brasil. Aos 19 de março de 1922, Festa de São José, foi inaugurada a nova casa e é  considerada esta data como o DIA DA FUNDAÇÃO DA PROVÍNCIA BRASILEIRA.

            Aos 11 de junho do mesmo ano, começa a Escola de Serviços Domésticos, que passou a chamar-se Instituto Baronesa de Rezende, nome que conserva até hoje. Os primeiros anos foram de muito trabalho, dificuldades, vencidas graças a fé, amor, zelo e coragem das Irmãs. Daí para frente, a Província tem sempre recebido novos membros, jovens desejosas de servir a Deus nos irmãos.

Os pedidos para novos trabalhos não demoraram a chegar. A princípio pensou-se apenas em trabalhos educacionais. Logo, porém, percebeu-se a necessidade em outros tipos de apostolado. Por isso, seguindo o desejo de Madre  Francisca: “Estar prontas a tudo o que a Igreja necessitar”, e ao de Madre Joana Batista: “Se é para servir, estou pronta”, passaram a atender não só em Escolas, mas ainda em Lares, Asilo, Vila Vicentina, Hospitais, Paróquias e, mais tarde, em trabalhos inseridos nos meios populares.

            E foi assim que a Província Brasileira estendeu-se de Piracicaba a São Paulo, Araraquara, Ribeirão Preto, Catanduva, Barretos,Araxá(MG), Gaspar(SC), Ibaté... e ajuda na Missão da Congregação na Costa de Marfim (África).

                        Fiéis ao ideal de São Francisco e à herança de Madre Francisca, em todos os campos de trabalho procuram levar a proposta de um mundo novo, um mundo de irmãos, onde reine a justiça, a paz, o amor, a união e a verdade.

.

Fonte: Externato

 

 

 
 

Home | Escola | Congregação | Notícias | Contato

Externato Santa Terezinha - Av. Barroso, 760 - Centro - 14801-160 - Araraquara - SP - Fone: (16) 3303.7341

Desenvolvido por www.wab.com.br - 2011