Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018

 

Pesquisa:

 

 

Áreas do site

  • Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
  • São Bernardo

Mais Notícias

Notícias

Festa de Corpus Christi
Quarta-feira, 03 de Junho de 2015 -

Foto:.

A festa de Corpus Christi é a solene celebração da instituição da Eucaristia e da nossa fé na presença real de Cristo, realizada na quinta-feira após a comemoração da Santíssima Trindade. É uma celebração de preceito, ou seja, dia santo de guarda para todos os católicos que, com seus legítimos pastores, saem pelas ruas de suas cidades testemunhando, publicamente, a sua fé e adoração ao Cristo, presente nas espécies consagradas do Pão e do Vinho, transubstanciados em cada Santa Missa.

O fato de ser numa quinta-feira evoca a celebração da Quinta-feira Santa quando, iniciando o Tríduo Pascal, celebramos a instituição desse mistério. Porém, historicamente, a solenidade como a temos hoje foi introduzida mais tarde.

A festa tem sua origem no século XIII e foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264. É a grande festa do Corpo de Nosso Senhor na Eucaristia. É a afirmação da presença de Cristo inteiramente na santa hóstia, alimento da alma, sacramento da comunhão.
Por meio da Eucaristia, Jesus se dá como alimento, se faz presente perto de nós e nos fortalece pelo caminho. Nela, Jesus comunica seu amor e se entrega verdadeiramente por nós.

A origem da festa de Corpus Christi se dá em Liege, na Bélgica, onde uma freira chamada Juliana de Cornion teria tido inspirações sobre esse mistério, e expressou que seria muito importante que o sagrado mistério Eucarístico fosse celebrado de forma especial e com merecido destaque.

A procissão com a hóstia consagrada e as leituras dos textos litúrgicos desta solenidade foram preparados por São Tomás de Aquino, e datam do ano de 1274. Foi, no entanto, no período barroco que a festa se difundiu e tornou-se um verdadeiro e imenso cortejo de ação de Graças.

No Brasil, a festa é cada vez maior. A tradição de enfeitar as ruas com tapetes coloridos, que recordam a Eucaristia e a vida da Igreja, é verdadeira expressão de fé e de arte que nosso bom povo oferece a seu Cristo, homenageando-O presente inteiramente nas espécies consagradas quando passa pelas capitais, cidades, vilas, povoados e lugarejos mais diversos. Como no passado, Jesus hoje caminha conosco!

A celebração festiva consta de missa, procissão e adoração ao Santíssimo Corpo e ao Santíssimo Sangue de Nosso Senhor. A Santa Missa é o memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo; a procissão, a lembrança da caminhada do povo de Deus, peregrino neste mundo, que marcha para a casa do Pai, o Céu, nossa meta e definitiva morada; e, a adoração, um dos mais profundos gestos de comunhão que podemos estabelecer com Nosso Senhor Jesus Cristo.

Para o Papa Bento XVI, a solenidade de Corpus Christi nos convida a "contemplar o mistério central de nossa fé: a Santíssima Eucaristia, Jesus Cristo presente no sacramento do altar. Cada vez que o sacerdote renova o sacrifício Eucarístico, na oração da consagração, ele repete: "Este é o meu corpo... Este é o cálice do meu sangue... Fazei isto em memória de mim". Ele empresta sua voz e suas mãos a Cristo que quis permanecer conosco e ser o coração da Igreja".

A festividade de Corpus Christi ajuda-nos a reviver os mesmos sentimentos da Quinta-feira Santa, quando, na Catedral de São Sebastião, relembramos as palavras de Jesus pronunciadas no Cenáculo: “Tomai, isto é o Meu corpo”, “Isto é o Meu sangue, sangue da aliança, que vai ser derramado por muitos” (Mc 14, 22.24). Estas palavras, que não só hoje, mas em todas as missas que celebramos, fazem-nos entrar ainda mais no mistério do Verbo de Deus encarnado que, sob as espécies do pão e do vinho, se doa a cada homem como alimento e bebida de salvação. Neste ano, o tema da 86ª Semana Eucarística – “Discípulos d’Aquele que nos amou primeiro” – norteou as nossas reflexões e nos comprometeu ainda mais no seguimento do Senhor Jesus Cristo. A oportunidade da Jornada Mundial da Juventude foi outra motivação dos jovens de, alimentados pela Eucaristia, serem protagonistas de um mundo novo.

Neste ano em que o Congresso Eucarístico Internacional de Dublin na Irlanda – que se inicia neste final de semana – nos convida à “comunhão com Cristo e entre nós”, também nós aqui no Rio de Janeiro caminhamos para a celebração, em 2015, dos 60 anos do único Congresso Eucarístico Internacional celebrado no Brasil, que aconteceu no Rio de Janeiro em 1955, quando também celebraremos os 450 anos de nossa cidade.

Que a Solenidade de Corpus Christi seja a oportunidade de renovarmos nossa fé e amor a Cristo presente na Eucaristia. Que seja a oportunidade de reconhecê-Lo como nosso verdadeiro alimento, pão dos homens, pão dos anjos, alimento salutar. Quem come desse pão não terá mais fome, quem bebe desse vinho não terá mais sede.

Que seja ainda a manifestação pública de nossa fé e confiança em Cristo, centro, fonte e ápice de toda a vida da Igreja. Com Cristo, queremos trabalhar sempre mais para que a vida seja um constante caminhar, e promover o bem, a felicidade, a paz e a verdadeira concórdia.

Jesus sacramentado, nosso Deus amado!

.

Fonte: http://www.cnbb.org.br/articulistas/dom-orani-joao-tempesta/9555-corpus-christi

 

 

 
 

Home | Escola | Congregação | Notícias | Contato

Externato Santa Terezinha - Av. Barroso, 760 - Centro - 14801-160 - Araraquara - SP - Fone: (16) 3303.7341

Desenvolvido por www.wab.com.br - 2011