EXTERNATO SANTA TEREZINHA
NOSSO LEMA (7).png

Entendemos a avaliação como sendo um ato inerente ao processo educativo com função diagnóstica, mediadora e formativa que ocorre de forma interativa, almejando proporcionar a melhoria das condições de aprendizagem dos alunos e não simplesmente uma forma de medir os conhecimentos assimilados pelos mesmos.
Para as crianças da Educação Infantil, a avaliação é feita através de atividades lúdicas e psicomotoras, priorizando o concreto, o próprio contexto da criança e o desenvolvimento de suas habilidades cotidianas.
A partir do 1º ano do Ensino Fundamental a avaliação é feita de forma abrangente, diária e contínua. São propostas atividades em sala de aula, extraclasse, trabalhos de grupos, avaliação mensal e avaliação trimestral.

O educando é observado durante todo o trimestre. Vale ressaltar que nossa escola se utiliza de instrumentos avaliativos diversificados, levando em consideração as diferentes habilidades e competências e os ritmos de aprendizagem nas várias atividades desenvolvidas e não somente nos resultados obtidos nas provas trimestrais. Para tanto, são feitas arguições orais e escritas, trabalhos em grupo sob a supervisão do professor, atividades individuais, pesquisas, resolução de atividades, provas dissertativas, objetivas, produções textuais de diversos gêneros, simulados, desenvolvimento de projetos, apresentações artísticas e resolução de situações-problemas com a utilização de recursos audiovisuais e tecnológicos entre outras formas de avaliação. Os alunos têm direito à reconsideracão e recurso nas avaliações (Del. CEE 155/2017 e Del. CEE 161/2018) durante o ano escolar, após a divulgação dos resultados do período letivo, ou quando discordar do resultado final.