NOSSO LEMA.png

Como educadores do Externato Santa Terezinha, assumimos o lema de “educar e ensinar para a paz”, e, para tanto, abraçamos a responsabilidade de proporcionar, além do desenvolvimento cognitivo e intelectual, uma plena vivência de valores humanos, socioemocionais e cristãos, estabelecendo uma relação profícua e harmônica entre o conhecimento, a arte, o esporte, as relações interpessoais e a religiosidade, ofertando, ainda, a experienciação da oração, do sagrado e do exemplo, propiciado através da filosofia franciscana.

Entendemos que educar e ensinar para a paz é levar o aluno a criar uma consciência permanente de valores da não-violência social. Construir a cultura da paz é um processo diário, que exige atitudes éticas e evangélicas e um repensar nos paradigmas que norteiam nossas vidas. Com uma educação voltada para a paz, buscamos despertar e encorajar a motivação para um amplo cuidado com as crianças, os adolescentes, os jovens, os idosos, as famílias, a natureza e para consigo mesmo, promovendo a autoestima de nosso educando, através do apoio, do diálogo e da valorização de seu desenvolvimento estudantil e pessoal.

Respeitar à vida e rejeitar a violência são as bases de uma educação para a paz. A “Cultura da Paz” é um conceito capaz de encontrar ressonância em todas as culturas humanas, questionando e refletindo sobre comportamentos, valores, pensamentos individuais e coletivos. Sendo assim, o Externato Santa Terezinha entende a cultura da paz como uma construção contínua e constante, levando em consideração o respeito à diferença, o ritmo de desenvolvimento cada ser e suas particularidades, enfatizando os laços de amizade, cooperação e solidariedade, promovendo a compreensão de que cada indivíduo é peça fundamental para a consolidação da paz no mundo através do pensamento e, sobretudo, das atitudes de cada um.